Colégio Nogueira da Gama

Cantos e Recantos | 4 comentários

Athenas Paulista era o cognome de nossa cidade em reconhecimento ao nosso progresso educacional e cultural, decorrência do renomado Colégio Nogueira da Gama, fundado pelo educador Lamartine Delamare Nogueira da Gama, cuja vocação foi herdada de seu pai que fundou escolas em Minas Gerais e Rio de Janeiro. Em São Paulo, fundou o Externato Delamare, depois chamado Ginásio Paulista.

Deixando a capital, que já não oferecia um ambiente adequado aos ideais do educador, o Colégio foi fundado em 23 de julho de 1893 e instalado numa chácara próxima ao centro. Recebeu todos os requisitos indispensáveis para uma excelente educação: salas de aula, laboratórios, biblioteca, sala de música, farmácia, refeitório e jardins. Os dormitórios, que ficavam do outro lado da rua num imponente sobrado, onde hoje está o prédio do INSS, eram ligados à escola por um viaduto. Encanamentos de água potável e rede de esgoto não existiam na cidade, mas o Colégio já dispunha desses benefícios, além de pára-raios, lavanderia e um verdadeiro e moderno arsenal pedagógico adquirido na Europa. Tal era a preocupação com o bem estar dos alunos que durante alguns meses, em 1897, o colégio transferiu suas atividades para Taubaté para fugir de uma epidemia de varíola que atingiu nossa cidade. 

Na época, era considerado um dos principais colégios do Brasil, sendo, em 1899, equiparado para todos os efeitos ao Ginásio Nacional (Colégio Dom Pedro II, no Rio de Janeiro), passando a denominar-se Ginásio Nogueira da Gama. Seus alunos, ao término do curso, recebiam o grau de bacharel em Ciências e Letras podendo ingressar em faculdades e até universidades estrangeiras.

O Colégio Nogueira da Gama trouxe para a cidade excelentes professores e pensadores, formando um pólo cultural que atraiu e disseminou movimentos culturais como teatros amadores, jornais, palestras e conferências. Abrigou, também, gente famosa, dentre outras o poeta joseense Cassiano Ricardo, o médico Waldemar Berardinelli e o político Júlio Prestes.

Foto de Formatura

Anos passaram e uma reforma educacional em 1911 trouxe resultados desastrosos para a educação brasileira e mudou, da noite para o dia, os planos de trabalho do professor Lamartine, justamente quando fazia fundar uma filial em São Paulo. Desgostoso com os novos métodos, ele foi perdendo as forças em sua tarefa de educador, fechando seus estabelecimentos de ensino e passando a dedicar-se a outro ramo de atividade. Alquebrado, foi convidado para reabrir sua escola em Guaratinguetá, para onde se transferiu em 1920 diante da consternada sociedade jacareiense.

4 comentários em Colégio Nogueira da Gama

  • Fernando  disse:

    Elenice disse:
    05/08/2014 às 19:04
    Parabéns ao site! Sou educadora na escola Lamartine Delamare e precisava muito de fotos e informações sobre o educador, para mostrar aos meus alunos. Fiquei muito feliz em
    poder aprender sobre a história da minha cidade e da escola que tanto gosto e principalmente poder compartilhar com meus alunos.Att, Profª Elenice Reis

  • Fernando  disse:

    Lucia Villela disse:
    30/08/2014 às 9:10
    Parabéns pela iniciativa do blog!
    É possível encontrar-se em Jacareí alguns vestígios do que ocorreu neste colégio? Seria muito interessante investir-se na procura de maiores dados sobre este estabelecimento de ensino.

  • Fernando  disse:

    Fernando Romero Prado disse:
    30/08/2014 às 10:01
    Olá, Lúcia! No local onde o Colégio existia, tempos depois passou a abrigar o Preventório, o Educandário e atualmente a Secretaria de Desenvolvimento Econômico. O prédio passou por inúmeras transformações ao longo do tempo. Cremos que não há vestígios do antigo estabelecimento educacional.

  • Fernando  disse:

    Thiago Junior disse:
    16/07/2015 às 10:23
    Prezados, bom dia!
    Sabe quem atribuiu à cidade o cognome de Atenas Paulista e onde encontro a referência.

Deixe um comentário