Trianon Clube

Cantos e Recantos | Não há comentários

 

Primeira sede do Trianon Clube

Nesta casa, na Rua José Bonifácio n° 91, o Trianon Clube nasceu em 14/12/1934. Alguns anos antes, o Grêmio Literário havia encerrado suas atividades na Rua Antonio Afonso e desta forma, criou-se o Trianon para promover bailes, reuniões de casais e carteados.

O clube peregrinou por vários locais: na casa acima, na Rua Antonio Afonso, na Praça Conde Frontin (onde está o Elvira) e finalmente em 1940 mudou-se para o prédio na Rua Alfredo Schurig onde esteve instalado o Clube Esperança. Este mesmo prédio, em 1933, havia sido vendido para um comerciante de móveis chamado Gregório Kotler, judeu que ali fez funcionar o Cine Paratodos que competia com o Cine Rio Branco.

O Trianon teve vários presidentes, entre eles Biagino Chieffi, proprietário da Fábrica de Fogos Caramuru e que devido ao seu grande conhecimento entre os artistas, trouxe vários astros para a cidade entre eles Elizete Cardoso, Angela Maria e Silvio Santos.

Biagino Chieffi

Última sede social do Trianon Clube. Hoje, no local, o Educamais.

O clube também se destacou no basquete, tendo Biagino contratado Avelino Polzin e Pedro Gromik para se juntarem a Osiris Medici, Pinga, Cissa e Lupércio Bonocchi. Em 1972 o clube foi vice-campeão estadual numa disputa contra o Palmeiras. Neste time destacaram-se Edvar Simões, Ubiratan Maciel, Valtão, Josildo e Jóia.

Bira defendendo as cores brasileiras

Deixe um comentário