A casa do Coronel

Prédios Históricos | Um comentário

Por volta de 1850, veio da cidade do Porto, em Portugal, um construtor de nome Moreira Porto para trabalhar na construção do palacete do Barão de Santa Branca. Aqui casou-se com uma jovem da família Morais e tiveram muitos filhos, entre eles Maria José Moreira Porto, avó do Luis Jose Navarro da Cruz, e João Custódio Moreira Porto que foi intendente municipal e teria construído o primeiro prédio do mercado municipal ainda no final do século XIX. Mas o seu mais notável membro foi Carlos Frederico Moreira Porto que nasceu nesta casa em 1856.

Coronel Carlos Porto

Carlos Porto foi deputado provincial por dois mandados e em 1893 recebeu de Floriano Peixoto, o título de Coronel da Guarda Nacional. Carlos Porto trouxe para Jacareí, em 1901, a primeira escola pública e que acabou recebendo seu nome.

A casa onde nasceu o coronel, na Rua José Bonifácio n° 91, também abrigou a primeira sede do Trianon Clube fundado em 1934 além do Tiro de Guerra. Em 1952 mudou-se para aquele endereço a Câmara Municipal que ali funcionou até 1967, dividindo espaço com a biblioteca pública e o conservatório musical.

Casa onde nasceu o Coronel Carlos Porto

Como suas paredes eram de taipa, o prédio começou a ruir e foi finalmente demolido em 1979.

Um comentário em A casa do Coronel

  • Fabiana  disse:

    Oi a data que vc colocou da construção da primeira escola está incorreta, é de 14 de julho de 1896.

Deixe um comentário