Jacareí na Imprensa

História da Cidade | Não há comentários

A imprensa tem papel fundamental na democracia….Conheça os meios de comunicação de nossa cidade e região…

OS JORNAIS IMPRESSOS

O Diário de Jacareí é o mais antigo jornal impresso circulando na cidade. Antes, em 1958, já havia circulado outro jornal com o mesmo nome e pertencente  a “Rede de Jornais Associados Vale do Paraíba”. Juridicamente, o jornal atual é o sucessor do jornal “O Jacaré” criado em 1968 pela empresa “JEDE Divulgação e Propaganda Ltda” de Jair Rocha, Edmundo Gaspar e Benedito Mendes Silva. Em 1972, após 405 edições, adotou o nome “Diário de Jacareí” pertencendo agora à “Empresa Jornalística Diário de Jacareí Ltda”. Com circulação diária, com nova direção e editorial, seu criador, o jornalista Ulisses Guedes esteve a sua frente até 2003 em sociedade com a jornalista Maria Eloisa do Nascimento que havia entrado na empresa em 1993. O jornal foi durante muitos anos o jornal oficial, publicando os atos administrativos da Prefeitura e da Câmara Municipal. Mais recentemente, em novembro/2007, o jornal foi vendido ao também jornalista Ângelo Ananias, que é seu Diretor Geral e de Redação. O jornal é distribuído em bancas e também por assinaturas e tem circulação às terças, quintas e sábados, tendo também uma versão digital. O jornal impresso que manteve o formato standart e tem tiragem de aproximadamente 5 mil exemplares, circula também nas cidades de São José dos campos, Santa Branca, Guararema e Igaratá .Clique aqui e leia o Diário de Jacareí.

O Semanário de Jacareí é propriedade da Empresa Jornalística Jacareí Notícias Ltda da publicitária e diretora geral Inez Valezi. Começou a circular na cidade em fevereiro/1993 com uma tiragem de 2 mil exemplares. Atualmente o jornal, que é gratuito e dirigido a determinados bairros e condomínios, afirma que distribui 16 mil jornais semanalmente. Passaram pelo jornal vários colunistas contando a história da cidade: Jobanito (Pelas Ruas da Cidade), Luiz José Navarro da Cruz (Retratos da Cidade) e atualmente o ex-prefeito Benedicto Sérgio Lencioni (A cidade no Tempo). Atualmente o jornal alega que a Administração Pública Municipal impede que seus departamentos comentem os questionamentos feitos pelo periódico. Esta postura, segundo o Semanário, é imposta desde 08/10/2004 ocasião da reeleição do ex-prefeito Marco Aurélio de Souza (PT). O Semanário está localizado na Rua Armando Sales de Oliveira n° 39. Também é disponibilizado na internet. Clique aqui e leia o Semanário.

 

 

O Jornal de Jacareí é o mais novo impresso da cidade, fundado em 03/04/12. Iniciou em julho/12 a distribuição gratuita mensal de 10 mil exemplares. O grupo proprietário também edita o Jornal ADC News, sediado em São José dos Campos e distribuído semanalmente nas indústrias da região. O jornal é dirigido por Gustavo Henrique Torraca. Clique aqui e leia o Jornal de Jacareí.

 O Vale. Historicamente o jornal foi criado em 1952, com o nome de Valeparaibano, na cidade de Caçapava, passando por Taubaté e depois São José dos Campos, onde continua até hoje. Posteriormente, em 2010, por motivos judiciais (briga pela propriedade do periódico) o formato foi descontinuado, sendo lançada uma revista com o mesmo nome e o jornal “O Vale” em 04/04/10. Além da versão impressa, com tiragem entre 20 e 35 mil exemplares, o jornal tem também sua versão eletrônica. Tem sede em São José dos Campos com sucursais em Taubaté e Jacareí (entretanto traz poucas notícias de nossa cidade). É dirigido por Fernando Salerno. Clique aqui e leia “O Vale”.

PORTAIS DE INTERNET

  O site “Imprensa Jacareí” foi criado em 2009 pelo webmaster Christian Winandy e pela advogada e jornalista Maria Eloisa do Nascimento. Entretanto, com o falecimento do Sr. Winandy, em 2010, o site acabou ficando alguns meses “fora do ar” até que se resolvessem as questões sobre o domínio e outros trâmites burocráticos. Atualmente é editado somente por Eloisa Nascimento, ex-proprietária do jornal “Diário de Jacareí”, tendo uma linha crítica especialmente sobre a política local. É atualizado aos sábados. Clique aqui e leia “Imprensa em Jacareí”.

 

nossa jacarei blogO portal “Nossa Jacareí” foi lançado em 27/04/11 pelos jornalistas Nicolas Alberto Ribeiro Macrina e Aurélio Bulhões Pedreira de Moraes, tornando realidade um ideal dos tempos da Univap. O portal tem um diferencial de trazer várias reportagens em vídeo. Macrina atuou na Área de Comunicação da Prefeitura Municipal e foi Assessor Parlamentar do Vereador Itamar Alves. Clique aqui e leia o “Nossa Jacareí”.

 

 

 

   

    vnews blogO VNews é um jornal eletrônico que conta com apoio das redações da Rede Vanguarda. Além das informações, vídeos e fotos sobre o que acontece nas 46 cidades de cobertura da Rede Vanguarda (Vale do Paraíba, Vale Histórico, Litoral Norte, Serra da Mantiqueira e Região Bragantina), o VNews também disponibiliza o conteúdo do G1, site de notícias da Globo.com. Clique aqui e leia o “VNews”.

 

LOGO“Site de Jacareí”, propriedade da empresa 3F Comunicação e Marketing Ltda, foi lançado em 11/06/2012. É um canal completo de informação sobre a cidade com diversas seções, destacando-se um completo Guia de Cultura e Lazer, muitas fotos atuais e históricas, Serviço de Utilidade Pública, além de um conter um link para os principais veículos de comunicação da cidade e região. Clique aqui e leia o Site de Jacareí.

 

 

 

 

REVISTAS  

A revista “Valeparaibano” começou a ser publicada em 2010 após desacordo entre os sócios pela propriedade do Jornal Valeparaibano, fundado em 1952. Na ocasião foi criado o jornal “O Vale” e a revista, que circula no primeiro domingo de cada mês. É dirigida por Ferdinando Salermo e é focada em política, economia e cultura além de seções de turismo, moda e cinema. Clique aqui e leia a revista Valeparaibano.

A revista “Buzz” é publicada mensalmente pela Voz Ativa Comunicações. Tem tiragem de 5 mil exemplares com distribuição dirigida e gratuita. Entre suas seções destacam-se as entrevistas, enquetes e coluna social. Seus editores são Silvia Regina Evaristo Teixeira e Mauro San Martin. Clique aqui e leia a revista “Buzz”.

RÁDIO  

 A “Rádio Mensagem” pertence a Diocese de São José dos Campos (Igaratá, Jacareí, Monteiro Lobato, Paraibuna, Santa Branca e São José dosCampos) e pode ser sintonizada na freqüência 1470 AM. A Rádio iniciou sua história em 31/10/93 substituindo a Rádio Clube Jacareí Ltda. Tem uma grade de programação variada e como maior objetivo a evangelização. Clique aqui e veja o site da Rádio Mensagem.

   TELEVISÃO

tv_vanguarda

 Rede Vanguarda. Em 1988, as Organizações Globo fundaram em São José dos Campos, a TV Globo Vale do Paraíba. Em 1998 passou a se chamar Vanguarda Paulista e, em 2001, TV Vanguarda. Dois anos depois, com um grupo de empresários adquirindo seu controle acionário, entre eles José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, uma nova geradora foi instalada em Taubaté, nascendo, então, a Rede Vanguarda. Afiliada à Rede Globo, o sinal da Rede Vanguarda cobre o Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira, Vale Histórico, Litoral Norte do Estado de São Paulo e a região Bragantina. Clique aqui e veja a Rede Vanguarda de Televisão.

tv camaraA TV Câmara foi criada pelo Poder Legislativo Municipal em 28 de abril de 2008, para dar mais transparência ao trabalho realizado pelos vereadores, transmitindo as discussões e votações do Plenário. Sendo um canal público de informação e cidadania, além das atividades parlamentares, sua programação tem como destaques: “É Lei”, “Gente em Destaque”, “No Tempo de Jacarehy”, “Intervalo Cidadão” e “Dicas de Saúde”. O sinal da TV Câmara está disponível em todo município, na TV por assinatura NET, canal 27, e também compartilhado com a TV Assembléia de São Paulo no canal 17. Clique aqui e veja a TV Câmara Jacareí.

INFORMAÇÕES OFICIAIS

Comunicação Oficial da Câmara Municipal de Jacareírelease PMJ blog

Press-Releases ou simplesmente Releases são comunicados feitos por organizações onde as assessorias de imprensa divulgam notícias ou acontecimentos que pretendem ver publicados na imprensa local e regional, isto é, fazem uma sugestão de pauta. Em Jacareí os releases são enviados principalmente pela Prefeitura e Câmara Municipal e muitas vezes são publicados na íntegra pelos órgãos de imprensa local e regional. As notícias também são publicadas no site da Prefeitura Municipal de Jacareí. Clique aqui e veja as notícias oficiais.

Deixe um comentário